assembleia de condominio
$ s

Assembleia de condomínio virtual: uma tendência para além da pandemia

A pandemia trouxe muitas transformações para todo o mundo. Por conta do alto índice de contaminação do coronavírus, novos hábitos tiveram que ser inseridos no dia a dia das pessoas considerando os cuidados de distanciamento social. E isso não foi diferente em condomínios. A necessidade de manter o isolamento levou à criação de práticas como a assembleia de condomínio virtual.

Essa nova forma de assembleia, que evita a reunião entre moradores de maneira presencial, tornou-se o formato mais seguro de tomar decisões coletivas relacionadas ao condomínio, possibilitando a discussão remotamente e com eficiência por meio de recursos como a Assembleia Virtual Kiper, do Porter Group.

Com a vacinação contra o coronavírus, espera-se que o distanciamento social deixe de ser necessário em breve. No entanto, como a assembleia de condomínio virtual tem sido um recurso vantajoso para todos, possivelmente seja mantida mesmo depois que as reuniões presenciais voltarem a ser liberadas.

Entenda como a assembleia de condomínio virtual pode ser interessante para o seu empreendimento, mesmo depois da pandemia.

Leia também: Infográfico | Tudo o que você precisa saber sobre portaria remota 

Quais são as vantagens da assembleia de condomínio virtual?

No início da pandemia, muitas reuniões menos urgentes foram canceladas ou adiadas. Porém, a situação persistiu e providências precisaram ser tomadas para que empreendimentos que precisavam resolver questões urgentes pudessem seguir com os planos para a comunidade condominial.

Nesse cenário, a tecnologia nos forneceu a resposta: a assembleia virtual. A alternativa tem apresentado vantagens como:

Aumento da participação dos moradores

De acordo com dados do Sindiconet, a participação média de moradores em assembleias condominiais feitas presencialmente é de 15%

Já com a assembleia de condomínio virtual, por conta da facilidade e da flexibilidade para acessar e interagir na plataforma, a participação média dos condôminos aumenta consideravelmente. Chega a um engajamento de até 80% dos moradores.

Entre as facilidades, está a de que a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo, a qualquer momento
Dessa forma, os condôminos não precisam se deslocar e podem votar quando for mais conveniente para cada um. Isso porque a votação de determinado assunto pode ficar aberta por quanto tempo for necessário.

Melhor convivência entre os vizinhos

Viver em condomínio exige um modelo democrático, em que a maioria escolhe as melhores soluções para a coletividade.

Isso quer dizer que quanto mais participação dos moradores houver nas decisões, menos insatisfações existirão entre os vizinhos. Assim, melhora a convivência e a colaboração entre todos dentro do condomínio.

Mais objetividade nas discussões

A assembleia de condomínio virtual, por ser realizada online, elimina a perda de foco que costuma ser comum nas reuniões condominiais. Por meio da plataforma digital, os moradores podem propor, discutir e votar de maneira objetiva e organizada e sem discussões desnecessárias.

Algumas ferramentas permitem aos moradores a funcionalidade de “curtir” as propostas que forem apresentadas, gerando uma lista de forma automática das mais destacadas e que seriam de mais interesse da maioria dos moradores.

Mais transparência nas decisões

As soluções de assembleia de condomínio virtual contribuem para que haja mais transparência em relação às decisões do empreendimento. 

Isso porque existem plataformas digitais que permitem acesso irrestrito às atas das discussões e votações, além da possibilidade de enviar um resumo diário aos condôminos cadastrados.

Validade jurídica para discussões e votações

É importante que a plataforma para realização de assembleia de condomínio virtual tenha validade jurídica e, portanto, funcione por meio de proxy voting.

É uma procuração com intenção de voto, que evita qualquer tipo de fraude no resultado das discussões e das votações. Terminada a assembleia, o síndico pode encaminhar a ata para ser registrada em cartório.

Por que escolher a Assembleia Virtual Kiper?

Agora que você conhece a importância de ter uma plataforma para realização de assembleia de condomínio virtual, vamos ver como a Assembleia Virtual Kiper pode beneficiar o seu condomínio, não apenas em tempos de pandemia, mas também ser mantida depois dela, auxiliando nas discussões e nas votações condominiais.

As assembleias de condomínio nunca foram os eventos favoritos dos moradores, tendo uma participação bastante baixa. 

Mais do que resultar em encontros vazios, a baixa assiduidade faz com que decisões importantes sejam tomadas por uma minoria, aumentando o risco de insatisfação dos moradores com os rumos que o condomínio toma.

A baixa participação e o desinteresse dos moradores estão relacionados, entre outros aspectos, ao fato de as assembleias presenciais serem consideradas maçantes, com muitas discussões e poucas deliberações – o que, em muitos casos, é verdade.

Além disso, a maioria dos condôminos só se interessa em participar das reuniões quando algum assunto que será discutido impactá-lo diretamente. 

Se o quórum das reuniões de condomínio costumava ser baixo normalmente, em tempos de pandemia e extrema cautela em relação a aglomerações, as assembleias presenciais ficam inviáveis.

Nesse momento, é imperativo que os condôminos sigam as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) e evitem aglomerações e contato próximo com outras pessoas. 

Mas, percebendo as vantagens proporcionadas pela assembleia de condomínio virtual, é possível que as reuniões presenciais deixem de ser uma realidade, mesmo depois da pandemia.

Entenda os diferenciais da Assembleia Virtual Kiper:

Como funciona?

Essa solução funciona como uma assembleia híbrida, modelo que vem sendo cada vez mais utilizado no país e que se desenha como alternativa ideal para deliberar sobre pautas condominiais em tempos de quarentena. 

A assembleia híbrida recebe esse nome porque ela é a junção de duas etapas distintas: virtual e presencial.

Em primeiro lugar, o síndico deve proceder normalmente, convocando a assembleia e garantindo que todos os moradores tenham ciência da reunião e das pautas a serem discutidas.

O segundo passo é diferente: em vez de se reunirem, os moradores têm acesso a uma plataforma digital, onde podem discutir os assuntos, dar suas opiniões, propor ideias e exercer seu voto. Tudo isso remotamente, seja pelo celular, tablet ou computador.

A votação é online e o síndico pode acompanhar os votos na plataforma. Após o encerramento da assembleia, para preservar a segurança jurídica das decisões, os registros podem ser impressos e o síndico recolhe as assinaturas dos condôminos

Esse documento é entregue posteriormente ao presidente da assembleia.

A plataforma é simples de usar?

Sim. A Assembleia Virtual Kiper é baseada em um sistema simplificado, justamente para que pessoas com diferentes níveis de familiaridade com esse tipo de tecnologia possam se adaptar facilmente.

Para o síndico, o sistema gera praticidade: basta criar o ambiente para determinada discussão e enviar o link para os moradores, via mensagem de texto, e-mail ou mesmo WhatsApp. Após aprovação, as discussões podem começar.

Vale destacar que a etapa de assembleia presencial pode ser feita apenas com o presidente e o secretário, uma vez que todos os moradores se manifestaram previamente no ambiente virtual.

Será que esse recurso terá utilidade pós-pandemia?

A Assembleia Virtual Kiper permite ao condômino se expressar remotamente e de qualquer dispositivo. Dadas as facilidades proporcionadas pela solução, o debate se torna mais democrático e participativo, sendo um recurso que favorece a todos.

Já que a participação nas reuniões presenciais era baixa e a assembleia de condomínio virtual resolveu isso, tornando as decisões mais ágeis e menos cansativas, é possível que esse recurso tome definitivamente o lugar das assembleias tradicionais. Portanto, não se trata de uma solução temporária.

Se você está encontrando dificuldades para realizar assembleias no seu condomínio de forma eficiente, sem a necessidade da presença física dos moradores e com validade jurídica, considere a implementação da Assembleia Virtual Kiper.

Para saber mais sobre como podemos ajudar com a nossa solução para assembleia de condomínio virtual, fale com um de nossos especialistas.

>> Quero falar com especialista em assembleia de condomínio virtual

Porter Group

Comentário (1)

  1. Alexandre
    4 de junho de 2021

    Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
    conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
    que lí aqui… Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com um consultor