investir no condomínio blog
$ s

3 ideias para investir no condomínio que valem a pena

Sabemos que garantir melhorias na estrutura de um condomínio pode ser um desafio, mas elas são fundamentais não apenas para o bem-estar e a segurança dos moradores, mas também para a valorização do prédio. Quando o síndico faz um bom trabalho para investir no condomínio, os moradores ficam satisfeitos e todo mundo sai ganhando.

Para isso, é preciso fazer um planejamento, levantando todas as necessidades, quais são as prioridades e, principalmente, qual é o caixa disponível para realizá-las.

O seu condomínio está nessa situação, precisando de adequações, mas você não sabe o que fazer primeiro? O dinheiro em caixa é pouco para tantos projetos de melhoria? O que priorizar nesses casos? Como investir no condomínio focando em trazer melhorias, modernização e valorização para o empreendimento?

Preparamos este conteúdo para ajudar na tarefa de decidir onde investir no condomínio. São algumas ideias de melhorias que podem ser feitas para modernizar a estrutura, valorizar os imóveis e contribuir para a otimização de despesas e o aumento da segurança. Confira!

Ideias para investir no condomínio: veja essa lista

1. Tecnologia para controle de acesso veicular e de pedestres

O controle de acesso, ou seja, controle de entradas e saídas pela portaria, é um ponto fundamental que precisa de cuidado pois faz parte dos requisitos de segurança do condomínio. Sendo assim, esse é um ponto em que é necessário investir no condomínio.

Afinal, cerca de 90% dos registros de assaltos a condomínios residenciais indicam que os crimes ocorreram pela porta da frente. Ou seja, essa é a área de maior vulnerabilidade do condomínio e merece máxima atenção.

São inúmeras as tecnologias disponíveis no mercado, desenvolvidas com o objetivo de tornar mais seguro e eficiente o controle de acesso de veículos e de pedestres nos condomínios. 

Um deles é o totem de acesso. Esse tipo de tecnologia, quando implementada na portaria do condomínio, permite a passagem de pedestres e veículos de forma mais fácil, rápida e segura.

Os totens voltados aos pedestres facilitam o controle da entrada de moradores e visitantes, podendo utilizar tags, QR Codes, biometria ou reconhecimento facial para o acesso, por exemplo.

Já os totens para acesso veicular melhoram ainda mais a experiência de moradores e visitantes, tornando o fluxo de entrada e saída de veículos mais prático e seguro. A tecnologia permite que o motorista acione a portaria para solicitar liberação da entrada pelo portão ou para fazer a leitura de tag ou QR Code de acesso, tudo sem precisar sair do automóvel.

Essas soluções garantem mais segurança no controle de acesso a condomínios. Por isso, sem dúvidas, é uma tecnologia que vale a pena investir.

Saiba mais: O que considerar em um bom sistema de controle de acesso para o condomínio

2. Solução de portaria remota

Outra sugestão para investir no condomínio é a portaria remota. Aliada ao controle de acesso, esta é uma solução que além de mais segurança, pode trazer benefícios inimagináveis para o empreendimento.

Sim, é fato que o condomínio tem um ganho extraordinário em segurança quando adota a portaria remota, principalmente porque os profissionais de portaria trabalham em uma central de monitoramento externa, atuando de forma ininterrupta, todos os dias.

Com esse modelo de portaria, o controle de acesso é ampliado, pois há um registro de todas as entradas e saídas do condomínio, incluindo um acompanhamento por câmeras em diferentes áreas externas e internas.

Saiba mais: Tudo sobre portaria remota

Mas, para ir além da segurança, a portaria remota também possibilita que o condomínio otimize as despesas com os serviços de portaria, dando ao condomínio a possibilidade de investir em outras áreas.

Além disso, a portaria remota traz ao condomínio uma modernização que valoriza o empreendimento. Sendo assim, para condôminos que alugam suas unidades, esse é um diferencial interessante. Afinal, hoje as pessoas buscam não apenas por segurança, mas também por conforto e praticidade.

Veja também: Ebook | Diferenças entre portaria remota e portaria virtual

3. Internet das Coisas para automação de tarefas

A automação de tarefas usando Internet das Coisas (IoT) já é uma realidade bastante acessível aos condomínios brasileiros. Até pouco tempo atrás, era inimaginável acender luzes com comando de voz, por exemplo. Hoje, isso e muito mais é possível com tecnologias cada dia mais avançadas.

Uma solução de IoT facilita a gestão de inúmeras tarefas de forma remota e que antes dependiam de deslocamento pelo condomínio.

Por exemplo, é possível acionar a bomba d’água da piscina, controlar o nível da caixa d’água, liberar o acesso a lixeiras e programar o funcionamento do exaustor da churrasqueira. 

Ou seja, uma enorme praticidade para o dia a dia do síndico, além de tornar o condomínio mais inovador, eficiente e sustentável.

Recursos para investir no condomínio

Que investir no condomínio é fundamental, você já sabe. Mas, e agora, como organizar os recursos necessários para fazer esses investimentos?

Síndicos que buscam uma gestão mais segura e sem dor de cabeça costumam aprovar junto aos condôminos a contratação de uma garantidora de crédito.

Esse tipo de empresa tem o papel de manter em dia o fluxo de caixa do condomínio, adiantando a receita referente à taxa condominial. Essa é uma forma de evitar prejuízos com a falta de pagamento de alguns condôminos e/ou a inadimplência recorrente.

Assim, enquanto o síndico cuida dos projetos para investir no condomínio, a garantidora de crédito fica responsável pela cobrança dos inadimplentes. Uma forma muito mais tranquila de administrar as finanças do empreendimento.

Agora que você viu algumas ideias para investir no condomínio e onde buscar recursos, que tal conhecer a solução de Portaria Remota do Porter Group?

Entre em contato com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Porter Group

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com um consultor