Controle de acesso via QR Code: como funciona nos condomínios?

Saiba como funciona o controle de acesso via QR Code e como você pode potencializar esse tipo de solução para a segurança de condomínios.

A tecnologia vem trazendo muitas inovações para a área de segurança condominial. O controle de acesso via QR Code é um dos recursos que os condomínios mais modernos estão adotando para garantir a proteção dos moradores e de seus bens.

É fato que a entrada do condomínio é o local de maior vulnerabilidade em relação à segurança. É por meio da porta da frente que 90% das invasões a condomínios acontecem. Sendo assim, é mais do que necessário contar com recursos que reforcem a segurança no controle de acesso.

No caso do controle de acesso via QR Code, o acesso de um desconhecido por causa de chaves roubadas, por exemplo, deixa de existir. Isso porque a tecnologia gera códigos personalizados para cada morador por meio de um aplicativo exclusivo. Portanto, a solução dificulta o acesso de estranhos ao prédio.

Quer saber mais sobre como esse recurso funciona e como ele pode ser útil para garantir a segurança no seu condomínio? Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o controle de acesso via QR Code.

Continue a leitura e fique por dentro!

Como funciona o controle de acesso via QR Code?

O QR Code vem sendo utilizado para inúmeras funções. Ele se tornou popular com as lives no início da pandemia, possibilitando que o público fizesse doações, tendo acesso às informações de como participar apenas ao apontar a câmera do celular para a tela da TV. 

A mesma tecnologia é aplicada ao controle de acesso a condomínios, substituindo as chaves e trazendo praticidade para a entrada e a saída de moradores, visitantes e funcionários.

Saiba como o controle de acesso via QR Code funciona:

  1. Um QR code de acesso é gerado por meio de um aplicativo exclusivo;
  2. Toda vez que o morador precisa entrar ou sair do condomínio, ele entra no aplicativo e gera um QR Code;
  3. Então, basta aproximar o celular com o código do leitor e o portão abre automaticamente.

Para o acesso de visitantes e prestadores de serviço, também é possível que o morador gere um QR Code temporário pelo aplicativo e envie por WhatsApp ou SMS. Nesse código estão as informações da visita, como data e hora, período em que permanecerá no condomínio e dados do veículo.

Ao chegar, a pessoa apresenta o código ao totem instalado na entrada principal ou nos blocos do condomínio e o acesso é liberado. Isso agiliza a entrada e melhora a eficiência do controle. Caso o visitante chegue em um dia ou horário diferente do que esteja registrado no código, a entrada não é liberada, garantindo a segurança do procedimento.

Também é possível incluir um prestador de serviço frequente, como uma diarista ou jardineiro, por exemplo, em acessos permanentes. Assim, evita o trabalho de ter que informar os dados à portaria sempre que precisar liberar a entrada deles no condomínio. Prático, né?

Como o controle de acesso via QR Code pode ser otimizado?

Além de ter um sistema de controle de acesso via QR Code, para que a segurança do condomínio seja ampliada, outros recursos fazem a diferença.

O serviço de portaria remota, por exemplo, é uma solução que pode agregar, possibilitando um controle de acesso ainda mais eficiente para o condomínio.

Com esse modelo de portaria, os profissionais não ficam alocados no condomínio e sim em uma central de monitoramento externa. Por isso, há menos riscos para os porteiros, que geralmente são usados como reféns nas invasões a condomínios.

Tendo o apoio de câmeras de segurança e outros recursos tecnológicos, os operadores da central podem realizar o trabalho em tempo real, sem comprometer a qualidade do serviço para o dia a dia dos moradores.

Além de ser um formato mais seguro, o condomínio ainda pode otimizar as despesas em até 50% em relação à portaria física convencional. Isso porque cada condomínio tem um projeto exclusivo, em que a contratação dos profissionais, instalação de equipamentos e treinamentos fica sob responsabilidade da empresa de portaria remota. 

Assim, o condomínio pode focar os novos investimentos em outras melhorias, tornando o espaço mais confortável e seguro para todos.

Você tem dúvidas de como funciona o serviço de Portaria Remota? É preciso alterar algo na estrutura do condomínio para que seja possível contratar esse tipo de portaria? 

Produzimos um conteúdo para esclarecer essas dúvidas e te ajudar nos primeiros passos para ter Portaria Remota no seu condomínio. Confira:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações