A tecnologia e suas vantagens na identificação de veículos em condomínio

A identificação de veículos em condomínio é um investimento importante para a segurança e a agilidade no acesso. Saiba mais neste artigo.

Recursos tecnológicos vêm sendo amplamente desenvolvidos para otimizar o dia a dia das pessoas, inclusive no lugar onde moram. Só quem mora em condomínios sabe o quanto é importante contar com a tecnologia para auxiliar no dia a dia. Um desses recursos, bastante focado em segurança, é o de identificação de veículos em condomínios.

O controle de acesso, tanto de moradores quanto de visitantes e prestadores de serviço, é um processo que exige agilidade e, sobretudo, eficiência. Para isso, a tecnologia é a melhor alternativa.

Considerando que a portaria é o local de maior vulnerabilidade do condomínio, onde existem os maiores riscos para a segurança de moradores e funcionários, é extremamente importante investir em soluções que garantam a proteção de todos.

Neste artigo, fizemos um levantamento das principais tecnologias de identificação de veículos em condomínio para que você conheça o que de mais moderno tem sido oferecido pelo mercado e saiba como escolher o recurso mais adequado para a realidade do seu empreendimento. Confira!

Por que é importante contar com tecnologia para identificação de veículos em condomínio?

Para garantir agilidade nas entradas e saídas de veículos

A primeira vantagem que vem à mente ao contar com tecnologia para identificação de veículos em condomínio é a possibilidade de entradas e saídas do local de maneira rápida.

Tanto para moradores quanto para visitantes e prestadores de serviço, aguardar um longo período para que o portão de veículos seja liberado é algo desconfortável.

Quando esse processo é feito manualmente, por um porteiro convencional, realmente pode ser um processo demorado. Em horários mais movimentados, pode inclusive gerar filas em frente ao portão do condomínio.

Portanto, dispor de tecnologia inteligente para liberar a entrada e a saída de veículos no condomínio é uma solução que vale o investimento para evitar estresse.
Para o síndico, com certeza é uma maneira de evitar reclamações dos moradores. Afinal, a maioria das pessoas quando buscam morar em um condomínio, querem tranquilidade e, não, ter dificuldade para acessar sua própria residência.

Para ter mais segurança no controle de acesso ao condomínio

Uma das grandes dificuldades de viver em condomínio é conseguir manter a segurança dos moradores e dos funcionários. Como já falamos, a portaria é o local mais vulnerável do condomínio, por onde podem ter acesso pessoas mal intencionadas.

Por isso é tão importante que o condomínio tenha uma solução para controlar o acesso de maneira inteligente e automatizada. Além da agilidade que falamos acima, a prioridade é mesmo a segurança. 

E no quesito de identificação de veículos em condomínio, manter esse controle evita também que estranhos entrem de “carona” quando o morador passa pelo portão de carros.

Vale destacar que o mercado de segurança para condomínios tem lançado dispositivos bastante eficientes nesse sentido, para evitar fraudes e um acidental acesso de criminosos ao condomínio.

Por exemplo, se o morador possui um código para ter sua entrada liberada, é importante que esse código seja atualizado de tempo em tempo automaticamente.

Dessa forma, há menos riscos de que essa senha seja utilizada por um terceiro sem autorização do condômino, garantindo mais segurança no controle de acesso.

Para conseguir eficiência na gestão das atividades

As tecnologias de identificação de veículos em condomínio também são muito úteis no sentido de permitirem ao síndico uma melhor gestão da portaria.

Por exemplo, pode acontecer de uma eventual entrada não autorizada ser realizada e causar algum problema no condomínio. Em uma situação como essa, uma tecnologia que possibilite conferir dados dessa entrada é muito importante para o trabalho do síndico.

Isso porque ele pode retomar informações relevantes para identificar falhas, responsabilizar pessoas, realizar mudanças como melhoria, entre outras medidas que forem necessárias.

Esse acompanhamento de perto da portaria não é possível quando o controle de entrada de veículos é feito manualmente pelo porteiro

O síndico só vai conseguir recuperar essas informações se o condomínio contar com uma solução tecnológica que registre os dados de que ele precisa.

Possibilidades tecnológicas para identificação de veículos em condomínio

Agora que você já conhece as vantagens de contar com a tecnologia para o controle de acesso ao condomínio, trouxemos algumas das possibilidades tecnológicas já disponíveis no mercado e que podem ser implementadas imediatamente no seu empreendimento.

QR Code

O QR Code é uma tecnologia que já vem sendo utilizada para diversas atividades e também pode ser usada para identificação de veículos em condomínio.

Nesse caso, geralmente a empresa de segurança contratada tem um aplicativo, que deve ser baixado pelo morador. Esse aplicativo gera um QR Code individual que é atualizado de tempo em tempo e que permite o acesso ao condomínio. Sendo assim, o smartphone do condômino se torna a nova chave que libera o acesso dele pelo portão do condomínio.

Por meio do aplicativo, geralmente também é possível que o morador faça convites individuais e libere a entrada de visitantes na portaria, bastando enviar o QR Code para o convidado pelo celular.

Tag

A tag é um tipo de dispositivo de identificação de alta tecnologia. Para a entrada e saída de veículos, os moradores do condomínio utilizam esse recurso, que garante acesso com muito mais agilidade e segurança.

O dispositivo conta com chaveiro RFID (identificação por rádio frequência) e acionamento automático por meio de aproximação, o que permite um acesso mais rápido e com menos risco de ser clonado.

Em caso de perda da tag ou do controle de veículos, é preciso que o morador comunique imediatamente à empresa de segurança contratada para que seja efetuado o bloqueio do dispositivo.

Ao realizar o procedimento, o dispositivo deixa de funcionar para acesso ao condomínio. Em situações de risco, o morador pode acionar a empresa de segurança através de um alarme de pânico silencioso.

No caso de não estar portando algum destes dispositivos, os condôminos podem utilizar o mesmo procedimento realizado para liberação de acesso dos visitantes para entrar e sair do condomínio.

Totem para acesso veicular

Com intuito de melhorar a experiência de moradores e visitantes no condomínio, o totem para acesso veicular é uma tecnologia que foi desenvolvida para tornar mais fácil, prático e seguro o fluxo de entrada e saída de veículos.

Ao implementar um totem como esse no condomínio, o motorista não precisa sair do automóvel para acionar a portaria, seja para solicitar a liberação do acesso e a abertura do portão ou mesmo para realizar a leitura de um QR Code de acesso.

Essa tecnologia promove o aumento da segurança no controle de acesso a garagem em condomínios, minimizando situações que coloquem em risco a vida dos moradores e o patrimônio dos condôminos.

Como controlar a entrada de veículos em condomínio de forma eficiente?

Além desses recursos tecnológicos que auxiliam a identificação de veículos em condomínio, é fundamental que o empreendimento conte com o serviço de portaria remota.

Diferente da portaria convencional, com esse serviço, os porteiros não ficam alocados no condomínio. Eles trabalham a distância em uma central de monitoramento segura, controlando a entrada e a saída de moradores, visitantes e prestadores de serviço.

Como a portaria é o local mais suscetível a falhas de segurança, contar com profissionais que não estejam fisicamente no ambiente é uma forma de garantir maior proteção para os moradores e seus patrimônios. Isso porque deixa de existir a possibilidade de criminosos usá-los como reféns para acessar o condomínio. 

Além da questão da segurança, o controle de acesso realizado por meio de portaria remota também garante ao condomínio uma otimização de despesas. É possível diminuir em até 50% dos custos tendo profissionais remotos, já que a folha de pagamento e encargos trabalhistas ficam por conta da empresa contratada.

Portanto, para que o condomínio faça um controle de acesso eficiente, é importante contar com uma solução completa e não apenas adquirir separadamente um dispositivo que permita a identificação de veículos.

Se o que você busca são recursos para garantir a segurança do condomínio, sugerimos que leia também este conteúdo:

Guia da segurança condominial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

iStock-1178761712-[Convertido]
Cadastre-se para receber atualizações