recebimento de encomendas em condomínio
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Como fica o recebimento de encomendas com a portaria remota?

Sempre ouvimos falar sobre os cuidados de segurança que devem ser tomados no recebimento de encomendas em condomínio. 

Afinal, os golpes como o do delivery, onde  bandidos se disfarçam de entregadores de app, estão cada vez mais comuns, especialmente durante a pandemia, quando as entregas tiveram um grande crescimento.

De acordo com o Procon-SP, as reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de delivery aumentaram 186% entre 2020 e 2021: no ano passado, foram registradas 87 ocorrências de janeiro a maio, enquanto neste ano foram 249. 

Para ampliar a segurança e ajudar a coibir situações de maior risco, os condomínios podem recorrer a soluções de portaria remota

Afinal, esse tipo de tecnologia permite um rigoroso controle e monitoramento dos eventos, como fluxo de entrada e saída, inclusive o recebimento de encomendas e entregas. 

Leia também: Guia da segurança condominial

Mas você sabe como funciona esse processo quando o condomínio adota um sistema de portaria remota?

O primeiro passo é entender que ao contratar um sistema como esse, o condomínio evita falhas comuns da portaria tradicional que podem comprometer, e muito, a segurança dos moradores. 

Isso porque o monitoramento é feito em tempo integral por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos de entrada e saída e de circulação do condomínio. 

Essas imagens são acompanhadas por profissionais especializados, que ficam em uma central externa e realizam o serviço de portaria de forma remota, registrando todo o fluxo de acesso de carros e pessoas.

Vale destacar que muitas das invasões em empreendimentos residenciais estão diretamente ligadas a falta de procedimentos eficientes dos tradicionais métodos de controle de acesso, como não registrar nem monitorar a entrada e saída de pedestres, veículos, prestadores de serviços ou entregadores no condomínio.

Ainda assim, a ausência de um porteiro no modelo de contratação tradicional pode gerar dúvidas dos moradores, que estão acostumados com a presença e os serviços prestados por esse profissional de maneira presencial.

Quer saber como funciona o processo de recebimento de encomendas em condomínio por meio da portaria remota e de que maneira essa solução contribui para a segurança dos moradores? 

Leia também: Ebook | Diferenças entre portaria remota e portaria virtual 

Explicamos tudo neste artigo. Confira!

O recebimento de encomendas em condomínio por meio da portaria remota

Delivery rápido e encomendas

O delivery rápido, como o de lanches e medicamentos, e o de encomendas, deve obedecer às normas de segurança definidas no regimento interno do condomínio.

O mais comum é que o entregador acione a base de atendimento da portaria remota para informar sobre a entrega.

Em seguida, o morador é contatado sobre a chegada da encomenda para buscá-la na portaria – em alguns condomínios é permitido que o entregador vá até o bloco ou apartamento, mas isso deve ser definido em assembleia.

Tudo é registrado pela solução de portaria remota. E para reforçar a segurança no recebimento de encomendas, pode ser feita a instalação de um passa-volume.

Recebimento de correspondências

Em condomínios que adotaram a portaria remota, o zelador é comumente o encarregado de cuidar da recepção, da conferência, do controle e da distribuição de correspondências.

Sendo assim, com a ausência do porteiro no modelo de contratação tradicional, o zelador fica responsável pelo recebimento de correspondências que necessitam de assinatura, por exemplo.

Entrega de água e gás

A entrega de água e gás também deve seguir as normas de delivery estipuladas no regimento interno do condomínio.

Se o entregador não está autorizado a entrar no empreendimento, o porteiro remoto deve seguir o procedimento padrão e comunicar o morador que o entregador aguarda no portão de entrada para efetuar a entrega solicitada.

E como funciona quando chega encomenda e o morador não está? Conheça os armários inteligentes

Soluções tecnológicas completas de portaria remota oferecem aos condomínios infraestrutura adequada para armazenamento de encomendas. 

Os armários inteligentes são um exemplo de inovação que facilita o recebimento de encomendas, principalmente quando o morador não está em casa. 

Assim, os moradores não deixam de receber suas entregas no dia agendado e podem retirá-las assim que retornarem.

A solução de Portaria Remota do Porter Group, por exemplo, já oferece aos condomínios a opção de contar armários inteligentes. 

O Kiper Locker é um sistema de recebimento e armazenamento automatizado que permite que o entregador (com a orientação da base de monitoramento da portaria remota) ou o zelador possam deixar a mercadoria em um locker compartilhado, que possui fechadura eletrônica e avisa automaticamente o morador sobre a entrega com uma notificação no aplicativo.

Para retirar a encomenda, basta o morador utilizar o QR Code gerado no mesmo aplicativo abrindo o locker. É preciso destacar que cada locker só é aberto pelo QR Code gerado no app dos moradores daquele apartamento registrado no locker na hora da entrega da encomenda. 

Com o Kiper Locker, o morador tem a possibilidade de receber a encomenda mesmo sem um porteiro no local, com a tranquilidade de que ela estará em um espaço seguro até que possa retirá-la.

Além disso, as notificações enviadas automaticamente pelo sistema avisam o morador assim que a sua encomenda chegou e também quando foi retirada.

Resumindo, uma solução de portaria remota, aliada a um armário inteligente, são recursos muito eficientes para a segurança do condomínio e para dar eficiência no recebimento de encomendas.

Além do recebimento de encomendas: as outras vantagens da portaria remota

A portaria remota é uma solução que pode oferecer muitos benefícios para o condomínio, indo além do recebimento de encomendas e delivery.

Mais do que proporcionar segurança para os moradores, o serviço de portaria permite que o condomínio faça investimentos em outros setores, uma vez que a solução otimiza as despesas de portaria. Com isso, é possível realizar melhorias na estrutura e implementar outros recursos tecnológicos para tornar os processos ainda mais inteligentes.

Mas, pensando de maneira mais ampla, a solução é bastante vantajosa em vários aspectos: todo o controle de acesso é otimizado, garantindo um monitoramento mais preciso de todas as entradas e saídas do condomínio e de suas áreas comuns, sejam de moradores, funcionários, visitantes ou prestadores de serviço.

A tecnologia permite que sejam gravadas imagens e áudios de quem aciona a portaria, contribuindo para a resolução de possíveis problemas que ocorram no condomínio. Esse acompanhamento é fundamental para uma maior sensação de segurança dos moradores, além de ser um recurso importante para a gestão do síndico.

Quer saber de que outras maneiras essa tecnologia pode beneficiar o seu condomínio? Preparamos um conteúdo completo sobre portaria remota, esclarecendo todas as dúvidas que você possa ter sobre essa solução. Baixe agora e fique por dentro!

Como apresentar a Portaria Remota para seu síndico

Porter Group

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