Relatório mensal de condomínio: 5 dicas para fechar bem o mês

Que é papel do síndico cuidar da gestão condominial de forma organizada, isso você já sabe. Mas você sabia que entre as responsabilidades, está o relatório mensal de condomínio? 

Esse relatório apresenta a situação financeira, com todas as contas, como as entradas e as saídas de dinheiro que ocorreram ao longo do mês. Portanto, ele é muito importante para a administração condominial, pois garante a transparência das finanças com todos os moradores.

Como fazer um bom relatório mensal de condomínio? Reunimos 5 dicas de boas práticas de administração financeira condominial para manter as contas em dia e fugir das dívidas. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância do relatório mensal de condomínio?

O relatório mensal de condomínio é um documento que deve ser enviado todos os meses aos condôminos. Nesse relatório, o síndico deve apresentar as informações sobre as entradas e as saídas do mês anterior e dados como:

  • Taxas em atraso;
  • Multas recebidas;
  • Fundo de reserva;
  • Saldos bancários, de poupanças e aplicações;
  • Gastos gerais.

Esse é um documento que exige organização na gestão do condomínio. Sendo assim, o síndico precisa ter um rígido controle financeiro

Do contrário, o condomínio pode ter problemas com gastos desnecessários e até mesmo com fraudes, e o síndico ainda pode sofrer críticas por falta de transparência.

Afinal, é por meio do relatório mensal de condomínio que os moradores ficam por dentro dos gastos e podem discutir sobre despesas ou outros pontos que não estejam de acordo.

Além disso, as informações apresentadas no relatório mensal de condomínio permitem:

  • Equilibrar as finanças do condomínio;
  • Fornecer dados para a tomada de decisões futuras;
  • Facilitar o controle do fluxo de caixa;
  • Acompanhar o nível de inadimplência;
  • Analisar como o condomínio pode aproveitar melhor a receita obtida;
  • Apoiar o síndico quando moradores questionarem as contas apresentadas.

Como fazer o relatório mensal de condomínio? 5 dicas de boas práticas

1. Conte com planilhas ou um sistema de gestão

Para fazer o fechamento do mês e elaborar o relatório mensal de condomínio, a dica é organizar as finanças em planilhas ou usar um sistema de gestão condominial. Isso vai facilitar muito o dia a dia.

2. Diferencie gastos fixos e gastos variáveis

Mantenha um controle de gastos fixos e de gastos variáveis. Você sabe quais são?

No controle de contas fixas, por exemplo, entram os salários dos colaboradores do condomínio, que sofrem reajuste apenas uma vez por ano. 

Já no controle de contas variáveis, entram as contas de água e energia, porque, apesar de serem cobradas todos os meses, os valores não são os mesmos.

Isso serve para organizar a rotina do síndico, que não vai precisar lembrar de determinada conta ou ficar atento aos vencimentos todo mês.

3. Controle os gastos extras

Além disso, acompanhando as contas dessa forma, o síndico pode fazer um controle mais preciso dos gastos extras

Por exemplo, em junho o condomínio teve um gasto maior de água. Qual foi o motivo? Nessa época, a necessidade de regar os jardins é maior por conta do período de seca. Ou o síndico precisou contratar um serviço para o conserto de um portão que foi danificado.

4. Indique as receitas

O relatório mensal de condomínio também precisa detalhar quais foram os gastos e de onde o dinheiro foi retirado para o pagamento, tendo como: taxa condominial paga pelos moradores, fundo de reserva, multas por parte dos condôminos ou aluguel de espaços, como o salão de festas ou garagens.

5. Acompanhe a inadimplência

Também é importante trazer no relatório mensal de condomínio os dados sobre inadimplência: as unidades com taxas atrasadas, o número de cotas condominiais em atraso e as porcentagens. Mas lembre-se de que os nomes dos condôminos inadimplentes não devem ser expostos.

Como resultado, infelizmente, a falta de pagamento da taxa de condomínio pode trazer consequências para o morador inadimplente e para o condomínio de maneira geral, que tem as finanças comprometidas com a restrição orçamentária.

Qual é a diferença entre relatório mensal de condomínio e demonstrativo financeiro?

É comum confundir esses dois documentos. O relatório mensal de condomínio é um documento apresentado aos condôminos todos os meses com as informações sobre as entradas e as saídas do mês anterior.

Já o demonstrativo financeiro é um documento mais completo, com informações mais detalhadas e aprofundadas. Esse é apresentado aos condôminos anualmente em assembleia geral específica para esse objetivo.

Como otimizar as despesas do condomínio?

Todos os meses, quando o relatório mensal de condomínio é apresentado, é comum que os condôminos questionem sobre maneiras de usar melhor o orçamento. Por isso, aqui vai algumas dicas:

Tenha um controle de finanças organizado. Isso evita o pagamento de multas e juros, por exemplo, decorrentes de contas atrasadas. Afinal, essa não é uma boa maneira de gastar o dinheiro do condomínio, né?

Esteja sempre de olho em formas de organizar o fluxo de caixa, especialmente para ter recursos além do fundo de reserva. Isso vai ajudar muito em momentos emergenciais ou quando for investir em melhorias importantes.

Nesse caso, o síndico pode buscar pelo serviço de uma garantidora de crédito condominial, que ofereça cobrança garantida de condomínio e garanta antecipação de receita. 

Outra forma de manter as contas em dia é otimizar as despesas, focando em recursos tecnológicos e que valorizam o condomínio. 

Para isso, a solução de portaria remota é uma alternativa. Essa tecnologia, além de oferecer mais segurança com o controle de acesso de moradores e visitantes, melhora o orçamento do condomínio para investir em outras melhorias.

Quer saber mais sobre as vantagens de contar com uma solução de portaria remota? Descubra como esse recurso funciona neste material completo:

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Se precisar tirar dúvidas ou conhecer a solução do Porter Group, entre em contato com nossos especialistas.

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