Tecnologia para condomínio: inovar para melhorar o dia a dia

Saiba como otimizar a rotina do síndico e oferecer mais segurança e comodidade para moradores com tecnologia para condomínio.

O uso da tecnologia para condomínio tem sido uma das grandes tendências do segmento. Muitas empresas do setor têm investido e disponibilizado soluções inovadoras que buscam atender às demandas e aos anseios de moradores e administradores.

Nesse cenário, muitos empreendimentos já estão se adaptando ao futuro, adotando tecnologias que prometem proporcionar, entre outras coisas, mais transparência e eficácia no manejo dos recursos do condomínio, além de mais comodidade, controle e segurança para moradores e funcionários.

A transformação digital chegou aos condomínios residenciais e, cada vez mais, soluções tecnológicas inovadoras estão sendo integradas ao dia a dia de administradores e moradores para modernizar a gestão condominial.

O condomínio 4.0, como são chamados os empreendimentos que já estão se adaptando ao futuro,  adota novas tecnologias que proporcionam maior segurança e eficiência no controle de acesso de moradores, funcionários, visitantes e prestadores de serviços.

Sua administradora está preparada para gerenciar o condomínio 4.0, acompanhando tanto as mudanças que já estão acontecendo, como também aquelas que estão por vir? É preciso conhecer as soluções tecnológicas inovadoras para condomínio.

Afinal, diante de tantas opções disponíveis no mercado, como saber qual escolher? Antes de tudo, é necessário estar atento ao que as empresas oferecem e o que o condomínio de fato necessita.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de tecnologias para condomínios que devem ser levadas em consideração na escolha do melhor fornecedor. Acompanhe!

Qual tecnologia para condomínio escolher para trazer eficiência no dia a dia?

Ferramentas de automação

A automação residencial é uma das mais fortes tendências em tecnologia para condomínio de todo o país, unindo funcionalidades que contribuem para um maior conforto dos condôminos e, ao mesmo tempo, melhoram a segurança do empreendimento e auxiliam na economia de recursos.Para isso, a automação pode ser utilizada desde o sistema de monitoramento de câmeras ao controle térmico dos ambientes comuns, tudo isso a partir de aparelhos inteligentes que podem ser controlados a distância e até mesmo por dispositivos móveis.

Software de gestão

Para aprimorar e modernizar a administração de condomínios, é essencial adotar soluções tecnológicas que promovam a otimização dos processos internos e contribuam para a redução dos custos.Nesse sentido, os softwares para administração de condomínios permitem uma gestão completa e otimizada do empreendimento, seja no manejo dos recursos, no controle da folha de pagamento e do fluxo de caixa do condomínio ou até mesmo para uma comunicação mais efetiva com os moradores.

Soluções em nuvem

O armazenamento de dados em nuvem já é uma realidade que vem sendo utilizada em diferentes áreas e no segmento condominial não é diferente.

Com essa tecnologia para condomínio, a administração conta com todas as informações e soluções que necessita on-line, disponíveis 24 horas por dia, podendo acessá-las de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo (tablet, celular ou computador).

Como resultado, a gestão torna-se muito mais ágil e eficiente, diminuindo o tempo de resposta para atender às diferentes demandas que surgem diariamente e também a incidência de problemas e conflitos.

Aplicativo para celular

A popularização e a disseminação massiva dos smartphones impulsionou o desenvolvimento de soluções focadas em dispositivos móveis. Hoje, o uso de aplicativos para condomínios já é uma realidade em muitos dos chamados condomínios 4.0, melhorando a segurança e agilizando a vida dos moradores. Um exemplo é o uso de apps exclusivos do condomínio para facilitar o acesso de moradores por meio de QR Code ou liberar a entrada de visitantes com ferramentas de comunicação a distância.

Soluções em segurança

A segurança talvez seja a principal vantagem da aplicação da tecnologia para condomínio. Hoje, existem soluções que são capazes de integrar câmeras, portões, sensores e outras estruturas que ajudam a proteger os condôminos.

Nesse sentido, a portaria remota é uma tecnologia que vem evoluindo e se tornando cada vez mais eficiente e utilizada em empreendimentos de todo o país. Na verdade, é mais uma solução de automação condominial, permitindo um aumento considerável na segurança e uma otimização nas receitas e despesas operacionais do condomínio.

Com a portaria remota, os acessos são controlados e monitorados a distância, 24 horas. A portaria remota garante o rígido controle de acesso ao prédio por meio de uma central de monitoramento que funciona à distância, sem a necessidade da contratação de uma equipe presencial de postaria. Isso confere ainda mais segurança, pois evita expor funcionários e moradores a situações de risco.

Além disso, o recebimento, o armazenamento e a entrega de encomendas são feitos por meio de um sistema inteligente, que reduz o risco de erros e perdas.

Esse tipo de solução pode gerar uma economia de até 50% com despesas com folha de pagamentos e encargos trabalhistas, já que dispensa o investimento na contratação de pelo menos cinco funcionários para manter a vigilância da portaria do condomínio de forma ininterrupta. 

Um valor que pode ser redirecionado para melhorias e valorização condominial, como, inclusive, o investimento em mais tecnologia e inovações.

Portanto, condomínios residenciais preocupados em reforçar a segurança, ao mesmo tempo em que promovem economia de recursos, estão aderindo à portaria remota, que é última tendência tecnológica em segurança condominial.

Dispositivos móveis para controle de acesso

Uma das principais inovações tecnológicas propostas para condomínio é a utilização de dispositivos móveis para controle de acesso. Por exemplo, é possível dispensar o uso de chaves e passar a acessar o condomínio de maneira rápida e segura por meio de um código QR Code gerado em um aplicativo exclusivo, tag ou controle de garagem com tecnologia de ponta anticlonagem.

Armários inteligentes para recebimento e armazenamento de entregas e encomendas

Com adoção de um sistema inteligente de recebimento e armazenamento de entregas, torna-se possível fazer a gestão das encomendas nos condomínios de maneira prática e segura.

Existem soluções que permitem que o zelador ou entregador possa depositar a mercadoria ou correspondências em um locker com fechadura eletrônica.

Ao armazenar a encomenda, o morador é notificado pelo aplicativo de acesso ao condomínio e o locker é aberto com o mesmo QR Code que o morador usa para entrar e sair do condomínio.

Totem para acesso veicular e de pedestres

O totem para acesso veicular e de pedestres é uma das soluções mais avançadas em tecnologia para condomínios. Foi desenvolvido para trazer mais modernidade ao controle de acesso à portaria.

Implementar esse tipo de tecnologia permite a passagem de forma fácil, rápida e segura às dependências do prédio. Entenda como a solução funciona:

Totem para acesso de pedestres

Os totens de acesso a pedestres têm o intuito de modernizar ainda mais o controle do fluxo de entrada e saída do condomínio. A solução é resistente à deterioração de ambientes externos.

Totem para acesso veicular

Com intuito de melhorar a experiência de moradores e visitantes na utilização da portaria remota, o totem para acesso veicular é usado para tornar mais fácil, prático e seguro o fluxo de entrada e saída de veículos.

Ao implementar um totem, o motorista não precisa sair do automóvel para acionar a portaria para solicitar liberação do acesso para abertura do portão ou para realizar a leitura do QR Code de acesso.A iniciativa promove o aumento da segurança no controle de acesso a garagem em condomínios, minimizando situações que coloquem em risco a vida dos moradores e o patrimônio dos condôminos.

Internet das coisas

A internet das coisas tem sido aplicada como uma tecnologia para condomínio, facilitando a vida dos síndicos e possibilitando que promovam uma gestão condominial mais eficaz e estratégica.

As soluções permitem realizar o acionamento de praticamente todos os componentes eletrônicos remotamente, como iluminação, ar condicionado, bombas de piscina, bombas d’água, entre outros. O controle é feito por meio de aplicativo ou diretamente da central de monitoramento remoto.

Está comprovado que a tecnologia tem impactado positivamente a vida nos condomínios. A implantação de soluções tecnológicas de última geração proporciona mais segurança ao empreendimento e mais comodidade aos moradores.

Além disso, ferramentas práticas facilitam a administração e ajudam a economizar recursos, indo ao encontro dos anseios de condôminos e gestores.

Confira um conteúdo completo portaria remota, uma tecnologia para condomínio, que vai ajudar você a escolher a ideal para o seu empreendimento:

Infográfico | Tudo o que você precisa saber sobre portaria remota

Comentários (2)

  1. Yara
    21 de abril de 2021

    Sou Síndica e estou iniciando a ideia de administração condominial

  2. Como a tecnologia pode otimizar serviços de portaria e controle de acesso
    29 de abril de 2021

    […] cada dia a tecnologia se torna mais necessária nos mais diversos segmentos. Na gestão condominial, recursos digitais […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se para receber atualizações